agroecoloja são paulo

SUA SACOLA


Preço
QTD

TOTAL

R$ 0,00 Atualizar carrinho

Preço sem frete, que será aplicado ao fechar o pedido. Compra mínima de produtos: R$ 55,00

ENTREGA

Antes de concluir sua compra, confira se você está em nossa área de entrega.

BLOG

com amor da Quitandoca

"Banquetaço" e o direito humano a alimentação saudável!

Nesta próxima quinta-feira, dia 16 de novembro, será realizado um ato público em frente ao Teatro Municipal de São Paulo a partir das 12h. O ato, que está sendo chamado de Banquetaço, tem por intenção sensibilizar a população em relação às políticas de segurança alimentar do município de São Paulo, sobretudo aquelas voltadas à alimentação popular. O ato está sendo organizado por vários grupos envolvidos com as práticas da Agroecologia e produção de alimentos orgânicos, tendo ganhado o apoio e participação de inúmeros chefs de cozinha. Surgiu em resposta às iniciativas da gestão Doria que pretende fornecer a farinata para...


Creme de palmito pupunha

O palmito pupunha tem sabor mais adocicado do que os palmitos da jussara e do açaí, sua coloração também é um pouco diferente, o pupunha é amarelado enquanto seus primos são brancos. A produção do palmito da pupunheira se dá de uma forma mais racional e sustentável do que os palmitos jussara e açaí, tornando-o uma opção de produção e consumo com menos impactos ambientais.

Embora esse palmito esteja ganhando espaço no mercado interno, ainda tem muita gente que não o conhece ou ainda não o experimentou.

Um trabalho importante que fazemos através da Quitandoca é apresentar novos alimentos aos consumidores, sempre com o intuito de ajudar na diversificação dos hábitos alimentares e, assim, ajudar na diversificação dos cultivos, uma vez que a monocultura é extremamente prejudicial ao meio ambiente, tornando o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos cada vez mais habitual. Para que os agricultores continuem produzindo uma variedade grande de alimentos é preciso que o mercado consumidor esteja disposto e acostumado a consumi-los! Então, para todas e todos um bom apetite e vamos continuar experimentando e testando novos alimentos!


Danoninho de Inhame

O inhame é um tubérculo cultivado em regiões tropicais, no Brasil a região Noerdeste é a que mais produz e consome esse alimento. Rico em fibras e com carboidrato complexo é uma ótima fonte de nutrientes. No Inhame encontramos vitamia A, betacaroteno, vitamina C e muitas das vitaminas do complexo B, sendo também uma fonte de minerais como potássio, ferro, cobre, cálcio, fósforo e magnésio.

São muitos os benefícios à saúde que este alimento oferece: ajuda a prevenir a anemia, ajuda a emagrecer, auxilia na prevenção e controle do mal de Alzheimer, combate doenças do coração, uma vez que reduz os níveis de colesterol do sangue. Este alimento é especialmente bom para a saúde das mulheres, pois contém uma substância chamada diosgenina que em nosso organismo é convertida no hormônio DHEA, que ajuda na síntese de vários outros hormônios, auxiliando desta maneira as mulheres que passam pela menopausa ou que sofrem de tensão pré menstrual, além de atuar sobre doenças próprias do organismo feminino, esse tubérculo também aumenta a fertilidade. Os usos medicinais do Inhame são muitos e as formas de utilizá-lo vão muito além das receitas culinárias.

Nesta receita nós trazemos para vocês uma forma inusitada e super fácil de preparar o inhame para os pequenos. É uma ótima maneira de retardar a introdução de alimentos industrializados na alimentação das crianças sem deixá-las de fora da diversão!


A luta da agricultura familiar no Sul do país continua!

No fim de Setembro nós escrevemos uma matéria sobre a situação dos agricultores agroecológicos ligados a Ecoterra, no Rio Grande do Sul. Naquele momento eles estavam com 14 toneladas de alimentos perecíveis barradas no posto fiscal de Estreito, que fica na fronteira com o estado de Santa Catarina. Esse impedimento da operação de cargas para fora do estado ocorreu devido às exigências da Instrução Normativa 37 (IN 37), que regulamenta a produção de frutas cítricas visando o controle do cancro cítrico em todo o território nacional. No entando, cada estado da União pode adicionar normas específicas às INs, o que ocasionou, no...


Xarope caseiro de cúrcuma

A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, é uma raiz nativa da Índia e tem uma vasta aplicação na culinária mundial. Com características anti inflamatórias e antioxidantes, a cúrcuma tem muitos usos medicinais, é um dos condimentos mais conhecidos dentre os ingredientes naturais que protegem o nosso organismo e melhoram a saúde.

A combinação dos ingredientes desse xarope resulta em uma bebida com poderosa ação de desintoxicação do corpo, ajudando na purificação do sangue e fortalecendo assim o sistema imunológico, também ajuda a abrir o apetite. Por isso, a indicação de uso é tomar uma dose de 10 a 15 minutos antes das refeições.